segunda-feira, 30 de junho de 2008

A Pedra do Cortiço

A Pedra do Cortiço é uma linda montanha bem próxima à região central de Petrópolis. Com 1.121m de altitude, fica na borda da Serra, tendo um grande paredão rochoso voltado para o Vale do Caioba Mirim, região conhecida como Serra Velha.
Mas seu acesso é pela sua vertente mais suave, voltada para Petrópolis. A partir da igrejinha do Bairro São Sebastião começa a bonita caminhada, classificada com leve. Com cerca de meia hora se chega ao agradável cume, que tem lajes de pedra e uma linda vista para a Baia da Guanabara. Ótima opção para quem está começando a caminhar.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Mais depoimentos...

Boa Tarde Waldyr,

Muito obrigado pelo seu livro. Ele é muito bom mesmo. Apesar de estar um pouco atrasado, faz quase um mês que voltei da serra dos órgãos, somente agora tive tempo para lhe agradecer. Apesar de já ter uma idéia da Travessia, já ter estudado a carta topográfica e conversado bastante com o pessoal que lá estava fazendo a travessia, o livro foi de muita valia em alguns momentos.
Everson Riccota (na foto acima)
--- x ---
Waldyr,

Eu pedi informações sobre seu livro a algum tempo.
Quero dizer que ja o recebi em casa e veio muito rapido através da livraria Leonardo Da Vinci online. Adicionalmente, estou muito satisfeito com o livro, e tenho que dizer que ele realmente é um livro completo. Adoro montanhismo e essa é uma das melhores aquisições literarias que eu ja comprei. Trabalhos assim fazem a diferença

Obrigado,

Pedro Rohling
--- x ---
Waldyr o seu livro é muito bom mesmo, parabéns!
Alexandre Conceição

domingo, 1 de junho de 2008

Pico do Glória

O Pico do Glória é um lindo pico pontiagudo que fica na lateral esquerda do Vale do Bonfim, Serra dos Orgãos.
Com 1.900m de altitude, o Pico do Glória fica meio escondido no fundo do Vale, pois está cercado de algumas das montanhas mais altas da Serra dos Orgãos, com mais de 2.200m de altitude, como o Morro da Luva, Castelitos e Morro do Cubaio.

A caminhada é longa e dura, tendo algumas passagens técnicas e expostas. Mas é, sem dúvida, umas das mais belas trilhas de Petrópolis. A caminhada começa na portaria do Parque e segue até a Cachoeira do Véu da Noiva. A partir dái começa a "ralação" - a trilha segue para a parte de cima do Vêu e sobe o leito do rio, passando por trechos escorregadios de lajes e de blocos de pedra. Etapa que pode ser complicadíssima na estação chuvosa.

Saindo do leito do rio começa uma forte subida, com lajes inclinadas e trepa-pedras. O trecho final segue pela linda crista da montanha e termina num pequeno trecho de escalada técnica. Relativamente fácil, mas bastante perigoso. Na foto acima não parece, mas tem abismos dos dois lados da rocha. Melhor se encordar e encarar como uma escalada normal. No topo do trecho de rocha tem um grampo, usado para dar segurança e para descer de rapel na volta.

A foto acima foi tirada no cume do Pico do Glória. À esquerda está o cume cônico do Alcobaça. Ao fundo a Maria Comprida parece flutuar sobre as núvens. O cume do Glória é um lugar fantástico, que está a altura da dura caminhada. Um lugar especial...

Mais Depoimentos...

Waldyr,

Gostaria de parabenizar pela sua excelente obra com ilustrações muito bem elaboradas e com curiosidades que eu nem sabia.

Você deve com certeza ter recebido vários e-mails congratulando um livro que já deveria ter sido editado há muito mais tempo, mas ele teve a pessoa certa e na hora certa.

Mas o eu quero colocar não e a felicidade de ver a minha foto, mas sim o depoimento do meu filho que tem 13 anos e já participou timidamente de algumas subidas nas montanhas da cidade, ele comentou assim ..... pô pai você não sabe como eu estou feliz de ver a sua foto neste livro, sabe eu quero ser igual a você, igualzinho em tudo ...... .

E conversando com ele percebi que consegui influir na educação do meu filho, que se fez perceber que tudo aquilo que é mais gostoso é de graça, a emoção de um abraço, uma visita inesperada de um amigo, uma conquista difícil de uma montanha e etc... .

Portanto eu tenho que agradecer encarecidamente a você por colocar uma simple foto que vai alterar profundamente o caratér de uma pessoa de pouca idade e em processo de reconhecimento de sua personalidade.

Grande Abraço e Sempre em Frente.

André Luís
Esporte e Lazer
SESC/Quitandinha

--- x ---

Olá Waldyr, O livro já chegou. Eu já havia folheado um exemplar de um amigo do CAP, agora lendo com mais atenção, vejo que realmente é uma excelente publicação. Parabéns pela obra.

Abraços, Rinaldo