
O Caminho do Ouro é um lindo roteiro de caminhada, que percorre a parte mais preservada da variante da Estrada Real que deu origem à Petrópolis, conhecida como Atalho do Proença.
Até 1700 o ouro era trazido das Minas Geraes pelo longo caminho que passava por Parati. Por volta dessa época foi aberto o Caminho Novo, que ligava a região do ouro diretamente ao Rio de Janeiro, vencendo a Serra do Mar na altura de Xerém.
Como esse caminho subia a Serra num trecho bastante íngreme e acidentado, foi encomendado ao fazendeiro Bernardo Proença, que morava na região conhecida hoje como Raiz da Serra, abrir um novo caminho.
Esse caminho, aberto em 1723, ficou conhecido com o Atalho do Proença.

O começo dessa bonita caminhada é no Bairro Alto da Serra, percorrendo a primeira parte do Caminho do Trem, e passando pela linda ponte em arcos chamada Grota Funda. Na sequência o caminho entra na mata e segue por um lindo e preservado calçamento de pedras, numa extensão de aproximadamente 6Km, sempre em descida.

O trecho final é impressionantemente largo, cercado da exuberante Mata Atlântica. É comum ver animais e até cobras durante toda da extensão do trecho na mata.

Antes de chegar na parte baixa do Vale, o caminho segue as ruínas de um pitoresco aqueduto, que de tão integrado à paisagem às vezes passa desapercebido. No final basta pegar um ónibus para Petrópolis encerrando essa caminhada, considerada leve.