quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A Travessia Cobiçado - Ventania

Todo mundo conhece a Travessia Petrópolis - Teresópolis, mas Petrópolis tem algumas outras travessias bem bacanas. Dentre essas se destaca a Cobiçado - Ventania, uma das mais lindas trilhas da Serra.

A Travessia Cobiçado - Ventania é uma caminhada semi-pesada com pouco mais de 12 Km de extensão. A primeira parte é a subida do Cobiçado, cume com 1.678m de altitude.

Do Cobiçado o caminho segue por uma bonita crista de capim dourado, entrando na mata e depois chegando no cume do Pico dos Vândalos, ponto mais alto da Travessia com 1.745m de altitude.


Saindo do Pico dos Vândalos a trilha dá uma guinada para a esquerda e segue pela borda de um abismo, contorna o cume rochoso da Pedra do Diabo (1.740m) e alcança este cume pela sua crista leste.

Descendo do cume da Pedra do Diabo, o caminho agora segue por uma bonita crista, passando pelo cume do Tridente (1.682m) e descendo uma forte ladeira. A partir dai a mata dá lugar ao trecho mais bonito da caminhada, que é uma extensa crista com vegetação baixa, tendo ao fundo o maciço da Serra dos Orgãos.


O último cume é o Alto da Ventania, com 1.560m de altitude. Na verdade o Alto da Ventania não é um cume bem definido, mas uma junção de cristas com capim baixo e lajes de pedra. Um lugar muito especial pra fechar essa fantástica travessia. O retorno é pelo bairro Caxambú, num curioso roteiro que termina no mesmo lugar que começa, facilitando bastante a logística de transporte. Uma trilha clássica, que merece ser conhecida.

21 comentários:

  1. Meu prezado Waldyr,

    parabéns pelo Trilhas de Petróplis. Gostaria se você tivesse tempo de uma explicação do retorno pelo Caxambú que termina no mesmo lugar que começa. Deixei o carro em Santa Isabel e comecei a caminhada pelo Caxambú, pois não conheço como voltar pelo próprio Caxambú e tive que voltar por Santa Isabel. O seu livro não assinala esta trilha de volta ao Caxambú. Se você puder dar uma dica, agradeceria muito, pois facilitava deixar o carro no Caxambú.

    Um Abraço, parabéns,
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Ola Paulo,

    Na verdade, hoje a Travessia Cobiçado Ventania é um circuito. O começo é
    nas Três Pedras (a última entrada a esquerda antes da localidade de Santa
    Isabel) e o final é no Santa Isabel. E tudo isso é um lugar maior
    conhecido como Caxambu.

    Eu costumo fazer de ônibus. Pegando a linha Santa Isabel (que sobe as Três
    Pedras) e depois voltando por essa mesma linha (a partir do seu ponto
    final). De carro acho que vale a pena deixar lá em Santa Isabel mesmo, e
    depois descer um pouquinho o vale para subir a ladeira que leva às Três
    Pedras. Isso deixa a ida um pouquinho mais longa, mas facilita pegar o
    carro no final, quando se está mais cansado.

    Se não ficou claro posso desenhar um mapinha e te mandar por email. Posso te
    adiantar também que esse ano já rolaram duas excursões pra lá, deixando a trilha
    aberta. Com as chuvas de verão sempre fecha um pouco.

    []´s Waldyr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Waldyr, estou querendo fazer a trilha este final de semana e também tenho a mesma dúvida. Será que voce pode me passar o mapa também ?

      Excluir
    2. Então, os mapas fazem parte do livro Guia de Trilha de Petrópolis. O livro tem ainda fotos e um descritivo bem completo da trilha.

      Excluir
  3. Powq eu gostaria deste email com o mapa, se fosse possivel !!!
    Abrcs

    luis.s.vilela@hotmail.com
    tk u !

    ResponderExcluir
  4. Fiz essa travessia hoje e é realmente muito legal!!!
    Sou morador da cidade de Petrópolis e não fazia idéia dessa travessia!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro...comprei ontem na L. da Vinci...to utilizando muita dicas para meu TCC na faculdade!

    ResponderExcluir
  6. Indica algum grupo de trilha ou guia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, indico o Centro Excursionista Petropolitano - http://www.petropolitano.org.br/

      Excluir
  7. Waldyr me interessei bastante pelo seu livro, como faço para adquirir? Moro em Magé.

    ResponderExcluir
  8. Olá Oi Waldyr, boa tarde, tudo bem? Essa trilha dá para fazer sem guia ou é muito complicada?

    ResponderExcluir
  9. Olá, boa tarde Waldyr!Tem como você me enviar o mapa da trilha?
    Desde já agradeço!
    monique_loos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Waldir, boa noite. Ano passado fiz a travessia Petro x Tere, gostaria de conhecer esta travessia.
    Como adquirir seu livro?
    Email: sgsantos70@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Dá para chegar de carro? Gostaria de fazer um vídeo de casamento com essa vista MARAVILHOSA mas eu e meu marido não costumamos fazer trilha. Além disso, a ideia é irmos arrumados e fazer a trilha nos deixaria destruídos. xD

    ResponderExcluir
  12. Eu e meu marido estamos interessados em fazer a trilha até o cobiçado.
    Não temos experiências com trilhas.
    Por favor me envie o mapa.
    Selmaaccon@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Olá, Waldyr! Como faço para adquirir seu livro? Se preferir me responder por e-mail, é klma26@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.