terça-feira, 11 de agosto de 2009

Acampando no Morro Açu

O Morro Açu, com seus 2.216m de altitude, é a montanha mais conhecida dos aventureiros Petropolitanos. Sua típica formação rochosa, conhecida como Castelos do Açu, tem abrigos naturais que são frequentados desde o início do século. As rochas são imponentes (repare duas barracas no cantinho direito da foto) e, dependendo do ponto de vista, lembram uma baleia ou uma tartaruga.

É possível subir o Açu numa excursão de um dia, mas o grande barato é subir para acampar. O por do sol, visto do ponto mais alto do Açu, é sobre a Serra da Araras. É assistir o espetáculo e se preparar para o frio, que chega com a noite. Outra curtição do Açu é levar um mapa celeste e identificar as estrelas. Longe das luzes da cidade, o céu da montanha tem muito mais estrelas visíveis.

O nascer do sol é o momento mágico, que marca o fim da longa noite fria do Açu. O sol surge emoldurado pelos picos da Serra dos Órgãos. Um espetáculo grandioso que nos inspira à começar de alma leve um novo dia na montanha.

Acampar acaba sendo uma curtição a parte. Dormir na barraca, pegar água no riacho, fazer comida e principalmente dividir o tempo com novos amigos, resgatando o convívio que parece aos poucos se perder nas cidades.

Outra curtição no Açu é caminhar pelo grande platô que forma a parta alta da Serra dos Órgãos. Existem picos e mirantes com lindas vistas, e o Açu é um bom ponto de apoio para conhecer esses lugares. Basta acordar cedo, espantar a preguiça e botar o pé na trilha, sempre calculando bem o tempo de retorno.
O Açu é um lugar para conhecer e voltar muitas vezes...

16 comentários:

  1. Simpesmente lindo! esse final de semana estava perfeito!
    abraço

    ResponderExcluir
  2. ja morei acima do pinheiral sei o quanto e belo e tambem misterioso,mais a natureza e encantadora para quem sabe apreciar e preservar.

    ResponderExcluir
  3. encantamento tmb
    é o morro do macaco
    visu serio tmb

    ResponderExcluir
  4. Estive neste paraiso 52 vezes e pretendo voltar.

    Carlão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos - qual o menor tempo que vc ja fez ate o abrigo? É possivel subir a noite?

      Excluir
  5. Estou querendo fazer a travessia (Petrópolis-Teresópolis), mas gostaria de fazer com um amigo. A trilha é bem demarcada? É tranquilo ir sem um condutor ou existe algum risco? Abraços e parabéns pelo guia.

    ResponderExcluir
  6. Fui ao Açú mais de 50 vezes e pretendo ir amsi umas 10. É um lugar especial.

    ResponderExcluir
  7. Talvez o Açú seja a montanha mais bonita do Brasil e quem sabe do mundo. Poucas têm água no seu topo como aqui.

    ResponderExcluir
  8. É necessário pagar para acampar no Açu

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.