domingo, 1 de junho de 2008

Pico do Glória

O Pico do Glória é um lindo pico pontiagudo que fica na lateral esquerda do Vale do Bonfim, Serra dos Orgãos.
Com 1.900m de altitude, o Pico do Glória fica meio escondido no fundo do Vale, pois está cercado de algumas das montanhas mais altas da Serra dos Orgãos, com mais de 2.200m de altitude, como o Morro da Luva, Castelitos e Morro do Cubaio.

A caminhada é longa e dura, tendo algumas passagens técnicas e expostas. Mas é, sem dúvida, umas das mais belas trilhas de Petrópolis. A caminhada começa na portaria do Parque e segue até a Cachoeira do Véu da Noiva. A partir dái começa a "ralação" - a trilha segue para a parte de cima do Vêu e sobe o leito do rio, passando por trechos escorregadios de lajes e de blocos de pedra. Etapa que pode ser complicadíssima na estação chuvosa.

Saindo do leito do rio começa uma forte subida, com lajes inclinadas e trepa-pedras. O trecho final segue pela linda crista da montanha e termina num pequeno trecho de escalada técnica. Relativamente fácil, mas bastante perigoso. Na foto acima não parece, mas tem abismos dos dois lados da rocha. Melhor se encordar e encarar como uma escalada normal. No topo do trecho de rocha tem um grampo, usado para dar segurança e para descer de rapel na volta.

A foto acima foi tirada no cume do Pico do Glória. À esquerda está o cume cônico do Alcobaça. Ao fundo a Maria Comprida parece flutuar sobre as núvens. O cume do Glória é um lugar fantástico, que está a altura da dura caminhada. Um lugar especial...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.